Français Portugês Deutsch English
portrait
Roman Schirmer - Arquiteto
* 1980-06-10, Freiburg im Breisgau (Bundesrepublik Deutschland)
Brasil
Rua Almirante Alexandrino, 3780 - Bloco E - Apto. S102
Santa-Teresa, Rio de Janeiro - RJ
20241-266
+55 21 9 6994 6251

Arquitetura & Construção

Concepção, desenvolvimento técnico e direção de execução de obras, dentro da realização de projetos de construção, desde o esboço até à recepção da obra.

Gestão - coordenação de projetos e engenharia estrutural

De 2009 à 2013, colaborações repetidas com a empresa de engenharia e de gestão de projetos "Ingerop-Management". Membro da célula de síntese-coordenação, responsável pela síntese gráfica pelos canteiros de obra de grande porte "ZAC des Batignolles" (Construção de uma lage urbana de 6ha) e a criação do pólo urbano multi-modal da "ZAC de la Porte de Paris".

CAD, BIM e domínio de programas

CAD : Autocad+LISP**, Rhinoceros+Rhinoscript**;
BIM : Revit**, Archicad*, Allplan;
Modalização paramétrica : Grasshopper+Scripts**;
Rendering : Maxwell+Maxscript**;
Tratamento gráfico : Photoshop*, Illustrator*, Indesign*, AfterEffects*;
Administração e gestão :MS-Word**, -Excel**, -Project*, -Access;
Programação : Visual-Studio*, Dreamweaver**, Geany**.
(Domínio Excelente** ,bom* e básico)

Desenvolvimento informático e programação

Programação aplicada à gestão de projetos, desenvolvimento de aplicativos, de interfaces de gestão e automatização de tarefas.

Idiomas

Fluente: •português,•francês,•alemão,•inglês
Básico: •espanhol, •árabe

Seleção dos projetos, contribuições e formações mais recentes ou mas importantes
Ordenado por :
Atividades :
Formação Acadêmica e Diplomas 
setembro 2000 - dezembro 2007   
Diploma de Arquiteto  Ecole d’Architecture de Paris la Villette
Titulo: Escalas sociais do Espaço Urbano - Quarteirão 'Caillé'
Ecole d’Architecture de Paris la Villette
Orientadores do estudo: Vincent Brossy, Caroline Bapst.
Membres du jury : Jean Harari, Edith Girard, Jean-Michel Léger.

Esse trabalho é composto de três etapas: um estudo urbano, um projeto urbano e um projeto de pesquisa morfológica.

Estudo urbano do bairro "de la Villette" observado através de sua história, da gênese de sua morfologia, das práticas sociais no seio dos espaços públicos, a articulação sensível dos espaços públicos e privados e a política urbana que têm orientado as transformações do bairro desde o pós guerra (1945).

Projeto urbano: proposta de um programa de planejamento urbano do "Quarteirão Caillé" em curso de reestruturação ao sul do bairro "de la Villette". Considerando os lugares existentes, os potenciais e os desafios urbanos retirados a partir da análise, o projeto visava especificamente manter a densidade construída, promover a integração e o reestabelecimento do equilíbrio e de uma miscigenação social real; a contribuição para o poder de atração do bairro propondo a instalação de equipamentos públicos importantes. Uma atenção específica era levada sobre o caráter e a identidade do bairro: ela traduz-se por características morfológicas (proporção dos vazios…), por práticas que são apoiadas por certas configurações espaciais (articulações de espaços de estatuto e de atividades diferentes...).

Projeto de investigação morfológica: mais que um projeto de arquitetura, o projeto consistia num trabalho de investigação sobre diferentes possibilidades de colocar em relação morfológica o espaço privado e íntimo com o espaço público. Diferentes sistemas de distribuição ao ar livre estabelecem diferentes escalas de interação social (níveis de sociabilidade). Na progressão desde o seu apartamento até o espaço público, o habitante cruza diferentes patamares (espaços) correspondentes à agrupamentos de dimensão crescente, reunidos pelo uso comum de um espaço, geralmente ligados aos serviços práticos. Esta representação de uma distância é marcada no tempo por acontecimentos e mudanças de ambiente às vezes bruscas e muito sensíveis e às vezes imperceptíveis e delicadas.
Esta investigação sobre as articulações de espaços diferentes foi efetuada em todas as escalas: desde a articulação do apartamento com o espaço da sua porta de entrada até a articulação de um conjunto de apartamentos à rua.

Paralelamente, esta investigação leva até uma combinação de mais de vinte tipologias de apartamentos, sua imbricação e suas relações com o espaço público.

A elaboração do projeto arquitetural foi acompanhada pela sua confrontação constante com o conjunto de regras e normas que se aplicam. Sua concepção procurava a simplicidade construtiva e a economia.
setembro 1998 - junho 2000   
Diploma internacional de estudos secundários 
Lycée International Honoré-de-Balzac
Matérias principais em francêses: Matemática, química e física ; matérias principais em alemão : História e literatura
Formação Complementar 
fevereiro 2016 - atual   
CNAM (fr) 
Este texto não está disponível em Portugês :
02.2016 - aujourd'hui : Bases scientifiques - Mathématiques
setembro 2014 - junho 2015   
École Polytechnique Fédérale de Lausanne  Cursos online
09.2014-06.2015 : A arte das Estruturas I (Cabos e Arcos) e II (treliças, vigas, placas)
09.2014-06.2015 : Mecánica - Física geral I e II
09.2014-05.2015 : Programação orientada objeto (em C++)
setembro 2014 - dezembro 2014   
Georgia Institute of Technology  Cursos online
10.2014 - 12.2014 : Dinâmica do movimento em 3D
09.2014 - 10.2014 : Iniciação à Engenharia Mecânica
Gestão de projetos 
abril 2011 - agosto 2013   
ZAC Porte de Paris  Membro da celula de síntese - Responsãvel síntise grafica e análise das modificações
Superfície : 17ha Localização geográfica : Paris Esta operação conjunta de 4 empreendedores cobre uma superfície de aproximadamente 17 hectares e conjuga mais de 50 especialidades de construção.
O projeto visa a reorganização dos espaços públicos, a construção do bonde T8, a reconstrução de uma estação de metrô e de um estacionamento subterrâneo.
Minha tarefa consistiu na confecção dos planos de síntese, na análise dos planos e nas descrições para constatação de conflito.
Acompanhamento das modificações do projeto em consequências dos conflitos constatados e discutidos nas reuniões entre os participantes do projeto (mestres de obra e empresas).
Responsável : Jean-Christophe Vigné & Marc Bourgeois Cliente : Ingérop Management SAS
novembro 2011 - janeiro 2012   
VINCI - Chantiers Modernes - "Halles de Paris"  Programação de um aplicativo de gestão de camadas Rhinoceros controlado via Excel
Localização geográfica : Paris Necessário à realização da síntese 3D para o projeto de reestruturação do "Halles" no 1 distrito de Paris, este instrumento permite automatizar a normalização dos modelos 3D recebidos pelos diferentes intervenientes antes da sua integração ao modelo de síntese.
Esta aplicação permite mais precisamente gerir as camadas de arquivos Rhinoceros a partir de MS Excel e altera-lo automaticamente em conformidade com uma carta gráfica elaborada para o projeto. Esta aplicação foi programada em Visual Basic para Applications (VBA).
Responsável : Frédérique Bequelin Arquiteto Cliente : Les Chantiers Modernes BTP, VINCI-Construction Mestre de obras : SEMAVIP
agosto 2009 - janeiro 2012   
ZAC des Batignolles - Construção de uma lage urbana de 6ha  Membro da celula de síntese - Responsável pela síntese gráfica e análise das modificações
Superfície : 6 ha construção Localização geográfica : Paris Missão em dois períodos para a SNCF como subcontratante Ingérop-Management SAS:
1. Fase preparatória - APD (08.2009 - 10.2010): Criação de um instrumento informático de normalização gráfica
Criação de um instrumento gráfico que permite a normalização da produção gráfica das diferentes empresas ligadas à dois controles de obra diferentes (SNCF e SEMAVIP) em torno da reestruturação das redes ferroviárias e da construção de uma laje de concreto no ZAC de Batignolles.
Cerca de uma centena de arquivos dwg que cobrem uma zona de vários hectares foi analisada. Após a elaboração de uma carta gráfica própria ao projeto, estes arquivos foram apurados e transformados a fim de permitir a sua integração em um único arquivo de síntese. Os elementos fornecidos pelos diferentes intervenientes encontravam-se assim reunidos num sistema gráfico coerente que permite filtrar as informações e confrontá-las de maneira orientada.
2. Acompanhamento dos projetos executivos (04-2011 - 01-2012): Síntese e detecção de conflitos
Coordenação dos estudos, recepção e classificação dos documentos produzidos pelos intervenientes, estabelecimento dos planos de síntese, análise dos documentos descritivos das obras e detecção de conflitos, reuniões de síntese entre os intervenientes.
Responsável : Olivier Mollard Cliente : Ingérop-Management SAS Mestre de obras : SNCF - Ville de Paris
Arquitetura 
março 2016 - atual   
Atelier Listowski  Encarregado de projetos
Tipologia : Reestruturação Localização geográfica : Paris
Responsável : Atelier Raf Listowski Arquitetos Mestre de obras : CARAC & AEW
abril 2015 - agosto 2015   
Projeto de renovação urbana 'Porto Maravilha' : Setor 'Prainha'  Viabilidade operacional e técnica
Superfície : 9.3 ha Localização geográfica : Rio de Janeiro - RJ
Responsável : GDP - Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos Cliente : Consórcio Porto Novo
julho 2014 - março 2015   
Projeto de renovação urbana 'Porto Maravilha' : Setor 'Pedro Alves'  Projetos de viabilidade (BIM) : Prédios residenciais e corporativos
Superfície : 500m² - 7000m² Área útil construção; 79 450 m² / 73 Operations Localização geográfica : Rio de Janeiro - RJ
Cliente : GDP - Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos Mestre de obras : Consórcio Porto Novo
março 2014 - julho 2014   
Projeto de renovação urbana 'Porto Maravilha' : Setor 'Pedro Alves'  Viabilidade operacional e técnica
Localização geográfica : Rio de Janeiro - RJ
Responsável : GDP - Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos Cliente : Consórcio Porto Novo
janeiro 2014 - fevereiro 2014   
Espaço de exposição, praça Mauá, Rio-de-Janeiro 
Tipologia : Edifícios públicos Superfície : 2000 m² ATC construção Localização geográfica : Rio de Janeiro - RJ Esboço para reconversão do poço de serviço de 26m de diâmetro criado para escavação do túnel da Via Binário do Porto
Cliente : GDP - Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos Mestre de obras : Consórcio Porto Novo
outubro 2011 - outubro 2013   
Contrução de uma casa bioclimática (Ab3)  O jardim e a sua casa
Tipologia : Casas Superfície : 139m² Área útil Localização geográfica : Normandie
Particularidades Técnicas : Aquecimento passivo, Climatização natural, Geotérmica
Responsável : Roman Arquiteto Parceiro : Jean-Baptiste Fourmont Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto de Aprovação + Execução da Obra
outubro 2010 - julho 2013   
Telhado da Providência  Sobreelevação de um prédio parisiense, reestruturação de apartamento
Tipologia : Extensões Superfície : 45m² Localização geográfica : Paris
Particularidades Técnicas : Telhado verde
Responsável : Roman Schirmer Arquiteto Parceiro : Jean-Baptiste Fourmont Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto Legal
março 2011 - julho 2013   
Extensão e reestruturação de uma casa - criação de um patio 
Tipologia : Casas Superfície : 85m² ATC construção; 133m² ATC reestruturação Localização geográfica : Paris
Responsável : Jean-Baptiste Fourmont Arquiteto Parceiro : Roman Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto de Aprovação + Execução da Obra
fevereiro 2010 - julho 2013   
Reestruturação do último andar de um imóvel parisiense 
Tipologia : Reestruturação de apartamentos Superfície : 75m² restauração Localização geográfica : Paris
Responsável : Jean-Baptiste Fourmont Arquiteto Parceiro : Roman Schirmer Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto de Aprovação + Execução da Obra
junho 2013 - julho 2013   
Prédio de baixo consumo de energia de 26 apartamentos  Habitações comunitárias ambientais
Tipologia : Residências coletivas Superfície : 1831 m² Localização geográfica : Paris
Particularidades Técnicas : Aquecimento passivo, Climatização natural, Telhado verde Desenho : Atelier Kaba - Luc ETIVANT arquiteto - paisagista
Parceiro : Atelier Kaba & E.Rogriguez Arquiteto Mestre de obras : cooperativa de construção Tipo de missão : Concurso restrito
abril 2011 - junho 2012   
Transformação de um lugar de estoque agrícola em dois apartamentos (Ab2) 
Tipologia : Casas Superfície : 127 m² SHON Localização geográfica : Normandie
Responsável : Roman Schirmer Arquiteto Parceiro : Jean-Baptiste Fourmont Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto de Aprovação + Execução da Obra
março 2011 - julho 2011   
Reestruturação de um edifício de fazenda em um apartamento de dois cômodos e um apartamento de 4 cômodos (Ab1) 
Tipologia : Casas Localização geográfica : Normandie
Responsável : Roman Schirmer Arquiteto Parceiro : Jean-Baptiste Fourmont Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto de Aprovação + Execução da Obra
fevereiro 2009 - junho 2011   
Transformação de um sótão e criação de um terraço  Pequena intervenção no setor histórico parisiense 'Butte aux Cailles'.
Tipologia : Terraços Superfície : 40m² Área útil reestruturação Localização geográfica : Paris
Responsável : Roman Schirmer Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto de Aprovação + Execução da Obra
maio 2009 - janeiro 2010   
Apartamento Bouchardon - Reestruturação  Intervenção ao seio de um imóvel '1900' parisiense
Tipologia : Reestruturação de apartamentos Superfície : 130 m² Área útil Localização geográfica : Paris Criação de contrastes : Valorização do antigo pela intervenção contemporânea.
Responsável : Roman Schirmer Arquiteto Parceiro : Jean-Baptiste Fourmont Arquiteto Mestre de obras : privado Tipo de missão : Projeto de Aprovação + Execução da Obra
setembro 2008 - outubro 2008   
Grupo escolar Cristino-Garcia  Jardim de infância e escola primária de 26 salas de aula
Tipologia : Equipamentos escolares Superfície : 6 303 m² ATC Localização geográfica : Aubervilliers Colaboração com Atelier Kaba (Bourg-La-Reine) - Team Zoo (Japão).
Responsável : Atelier Kaba Arquitetos Parceiro : Alidad Pirnazar Arquiteto Mestre de obras : Communes de St-Denis et d’Aubervilliers Tipo de missão : Concurso
Móveis 
Protótipos e Maquetes 
abril 2006 - junho 2006   
Modelo da Ponte de Chateau Gontier  Maquete de exposição
Tipologia : Maquetes Localização geográfica : Château-Gontier
junho 2002 - setembro 2002   
Modelo do 'Théâtre des Champs-Elysées'  Modelo feito de madeira apresentado desde 2003 na exposição permanente na 'Cité de l'Architecture et du Patrimoine' - Palais de Chaillot - Paris
Tipologia : Maquetes Localização geográfica : Paris
Responsável : Alain Duperon Maquetista
Outros 
Legenda "Tipo de experiência" :  formação     autoria própria     subcontratação     colaboraçõ     parceria